41-2101-4720 / 41 99228-2568 | contato@jcgestaocriativa.com.br

Fisioterapia pélvica: Dra Patrícia Goulart atende agora no bairro Seminário


Uma área do corpo humano pouco conhecida por nós é a musculatura  do assoalho pélvico ou períneo.

Agora no bairro Seminário, em Curitiba, as mulheres podem contar com atendimento especializado da Dra Patrícia Goulart , na Plunes Centro Médico.

 

 

Patrícia Goulart é Fisioterapeuta formada pela Faculdade Dom Bosco, de Curitiba (CREFITO 234840-F), com especialização em Fisioterapia Pélvica Uroginecologia Funcional pela Faculdade Inspirar, além de possuir também cursos como Disfunções Coloproctológicas no Adulto e Biofeedback, Neopompoarismo, Pilates na gestação, Bandagem Neuromuscular e Auxiliar de Enfermagem.

 

O que é fisioterapia pélvica?

A  fisioterapia pélvica é a área de fisioterapia especializada na prevenção e/ou tratamento de todas as disfunções que afetam o assoalho pélvico, indicada para mulheres de todas as idades, especialmente no pré e pós-parto, na menopausa ou mesmo na prática contínua de esportes de impacto.

O Assoalho Pélvico está localizado na parte inferior do abdômen, entre as coxas, a partir do osso púbico na frente até o cóccix.

É formado por um conjunto músculos, nervos, fáscias e ligamentos que auxiliam  na continência dos esfíncteres (uretra, ânus) e tem papel importante na  função sexual.

Normalmente, esses músculos não são exercitados , de modo que ao longo do tempo   e/ou por outros fatores como (gestação, parto , obesidade, menopausa), enfraquecem e perdem as suas funções, podendo tornar-se um problema.

As principais disfunções são;

Disfunções Urinárias               

Bexiga Hiperativa (urgência miccional); Incontinência Urinária aos esforços (Perda de urina na tosse, espirro, atividade física); Incontinência urinaria de urgência (Perda de urina antes que o indivíduo consiga chegar ao banheiro); Pré e pós operatório de cirurgias uroginecológicas; Retenção Urinária; Prolapso Genital (bexiga caída/ descida do útero).

Disfunções Coloproctólogicas

Constipação (intestino preso); Incontinência Fecal (escape de flatos ou fezes); Prolapsos anorretais (descida do reto).

Disfunções sexuais

Anorgasmia (ausência de orgasmo); Desejo sexual hipoativo (falta de libido); Dispaurenia (dor na relação); Vaginismo (contração incontrolável do assoalho pélvico, onde a mulher não consegue ter penetração no ato sexual); Vulvodínia (desconforto na região vulvar).

 

A Fisioterapia  Pélvica também contribui para;

Gestação

Reforço da musculatura do assoalho pélvico independente da via de parto; Preparação da musculatura do assoalho pélvico para o parto vaginal; Treino de consciência corporal no período expulsivo do trabalho de parto; Treino do expulsivo nas diferentes posturas de parto.

Pós Parto 

Lesão perineal  (decorrentes de episiotomia ou laceração perineal); Alterações uroginecológicas decorrentes do  trabalho de parto.

Neopomparismo

Exercícios Ginástica Íntima. Exercicios cinesiológico funcionais para a potencialização do desempenho sexual feminino.

Prevenção e Tratamento

A maior parte dos problemas relacionados ao assoalho pélvico são solucionados com a Fisioterapia Pélvica. No entanto uma grande porcentagem de mulheres não sabem onde estão ou o papel que tem o assoalho pélvico.

“É necessário realizar uma avaliação fisioterapêutica, onde o atendimento é individual,  para que, com base na avaliação da função muscular, seja escolhida qual técnica será utilizada “, enfatiza a Dra Patrícia.

O tratamento fisioterapêutico consiste em promover a funcionalidade da musculatura do assoalho pélvico, fortalecendo essa musculatura com intuito de recuperar as funções de continência urinária e fecal; melhora da atividade sexual e sustentação dos órgãos pélvicos.

       

As técnicas de tratamento são indolores e eficazes , utilizando diversos  recursos como a cinesioterapia (exercícios terapêuticos), eletroterapia, eletromiografia, biofeedback, epi-no (preparação para o parto vaginal), cones vaginais, bem-wa e acessórios para a prática do neopompoarismo.

Agende uma avaliação e saiba mais – 41-99927-6287 ou 41-3229-2797,  no Plunes Centro Médico, Av. Nossa Senhora Aparecida, 1138 Seminário • Curitiba, PR.

Conheça mais através do Facebook Instagran  ou pelo site: http://fisiopelvicabrasil.com.br/.

Postado por: JC Gestão Criativa
Juarez Camargo – Jornalista DRT 10865/PR

 

 

No Comments

Post a Comment

12 − 2 =

})(jQuery)